Aprenda a definir a suspensão de carro ideal

Você em determinado momento já ouviu falar em suspensão de carro, tenho certeza disso! Porém, no momento em que falamos em suspensão, você pensa que é simplesmente uma mola associada à roda do automóvel. Não é? Negativo! Veja o porquê!
Nós vamos falar aqui um pouco mais no que diz respeito aos três modelos de suspensões , na direção de auxiliar você a fazer a melhor escolha para seu prezado automóvel.
A suspensão requer a sua atenção, visto que é um dos sistemas mais imprescindíveis para o bom funcionamento de um veículo. É justamente ela quem assegura a estabilidade do automóvel e absorve os impactos do carro com o chão, proporcionando um maior conforto para o condutor e os acompanhantes.
É muito significativo que o motorista preste atenção no comportamento da suspensão de seu automóvel e a conserve com as suas devidas manutenções.
No Brasil, os três essenciais e mais comuns modelos de suspensão são o fixo, a ar e rosca. Contudo, inúmeras pessoas não sabem devidamente como atuam esses 3 tipos de suspensão, as essenciais características e diferenças.

Suspensão a ar

suspensao-ar A suspensão a ar está cada vez mais comum e no imaginário daqueles que desejam rebaixar o seu automóvel, mas quem julga que ela é uma invenção nova, está inteiramente enganado!
Ela existe a contar dos anos 40, período em que se pesquisava uma saída para melhorar a estabilidade dos carros de corrida nos Estados Unidos.
A preliminar suspensão a ar segura a qual podia revelar uma utilidade prática foi criada pela Firestone em especial para o último protótipo Stout Scarab Experimental, mostrado em 1946, que ainda foi o primeiro carro com lataria de fibra de vidro no planeta.
O princípio era idêntico aos dos sistemas contemporâneos: 4 bolsas de ar trocavam as molas convencionais, e possuíam sua pressão regulada por 4 pequeninos compressores ligados a cada uma das bolsas.
Essencialmente, a suspensão a ar é o emprego de bolsas de material elastômero, normalmente borracha sintética trefilada ou poliuretano, colocadas em agrupamento ou trocando a suspensão mecânica natural de um automóvel. São mostradas em inúmeros formatos, tamanhos e quantidades de carga.
Essas bolsas de ar são capazes de ser infladas mudando o conjunto original para equilibrar uma carga extra nivelando o veículo.
No lugar das molas são postas essas bolsas de ar que vão fazer o ajuste de altura do automóvel. Ao travar o ar, o automóvel levanta e quando o conjunto é acionado outra vez, o ar é jogado da parte de dentro das bolsas para o lado de fora, fazendo dessa maneira com que o veículo se rebaixe completamente.
Contudo, existe a necessidade de um dispositivo que controle a estatura de rodagem. Esse equipamento chama-se válvula niveladora, o qual preferencialmente precisa ser eletrônica, uma vez que o condutor dificilmente é capaz de efetuar esta ajustagem.

PROS

  • Ajuste de estatura e manuseio em tempo real. Lombadas tornam-se obsoletas!
  • Preservação de componentes baixos e caros e prevenção de avarias ao chassi.
  • Molas de ar progressivas, muito equivalentes às suas molas helicoidais.
  • Níveis ajustáveis das molas.
  • Altamente adaptável.
  • Não há outro modo de obter uma altura rebaixada e continuar funcional.
  • Adaptação rápida a aumento e alteração de peso.
  • Reduza a estatura do veículo sem sacrificar a qualidade da condução.
  • Chamar atenção em toda parte que estacionar!

CONTRAS

  • É mais oneroso do que suspensões de molas helicoidais.
  • O processo de instalação é mais complexo.
  • O procedimento de instalação é mais oneroso.
  • Mais componentes são necessários.
  • Em certos casos são precisas mudanças permanentes de chassi.
  • Já citamos que é bem caro?

Curiosidades em relação às suspensões a ar

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  1. Posso acionar a suspensão com o carro em movimento?
    Sim, você pode estar acionando a suspensão a ar com o veículo em movimento, sem complicações.
  2. Qual o benefício de utilizar suspensão a ar?
    Se decidir por utilizar um sistema de suspensão a ar no seu carro terá diversas vantagens como: precisar se preocupar mais com lombadas, quebra molas e outras variações, visto que vai poder subir e descer o sistema de suspensão a todo o momento que for necessário.
  3. Como é recarregado o ar que a suspensão usa?
    O jeito mais prático e eficaz de se carregar o ar utilizado no sistema de suspensão é usando um compressor, que, no geral, já acompanha o kit de suspensão a ar.
  4. Posso utilizar compressor de pneus na minha suspensão a ar?
    Diversas pessoas tentam utilizar compressor de pneu na suspensão, e isso, além de criar significativos riscos à segurança do veículo, ainda compromete a finalidade da sua suspensão. Os compressores para pneus não possuem a mesma pressão que os compressores apropriados para suspensão a ar.
  5. Quais carros podem receber suspensão a ar?
    A suspensão a ar pode ser utilizada em praticamente todos os modelos de veículos.
  6. As bolsas correm risco de estourarem?
    Se o kit de suspensão a ar que você estiver utilizando for de excelente qualidade, não. Entretanto geralmente é recomendável levar o automóvel para uma verificação de rotina, assim você se certifica de que tudo vai bem com seu automóvel. No geral, um kit de suspensão a ar é capaz de durar muito tempo caso sejam feitas as devidas manutenções.

Suspensão a Rosca

Seu funcionamento acontece através de um dispositivo composto de um tubo roscado e flange, que unidos são ligados aos amortecedores ou diretamente no eixo de trás do veículo, possibilitando que seja executada a ajustagem de altura somente com o rosqueamento a mão do sistema.
A suspensão a rosca fornece maior mobilidade, e pode ser maravilhosa para quem pretende enfrentar diversos modelos de regiões, visto que ela é capaz de ser regulada manualmente.
Para quem deseja tunar o veículo é benefício montar esse kit, além de ser de valor mais em conta que a suspensão a ar, este kit certifica completa segurança e equilíbrio ao automóvel.

PRÓS

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  • Mais garantida que a suspensão a ar.
  • Manutenção baixíssima.
  • Estabilidade ( já que você não possui o risco de estourar uma bolsa em uma curva)
  • Economia
  • Facilidade de troca na altura: Em cinco minutos você reduz ou sobe as quatro rodas
  • Resistência: Ferro tem maior durabilidade do que borracha

Contras

  • Aconselhamos adquirir novos amortecedores constantemente do vendedor da suspensão, ou encontrar onde o mesmo compra e conseguir do mesmo modelo, para não mudar a compressão dos amortecedores.
  • Toda vez que alterar a altura você vai sofrer uma perda no alinhamento.

Suspensão Fixa

Esse tipo de suspensão é constituído por um grupo com quatro amortecedores e 4 molas preparadas. Com esse modelo, o veículo pode ser rebaixado a uma estatura exata adequada para o automóvel, proporcionando maior conforto e equilíbrio.
É bem utilizada por quem conta com um veículo de alto desempenho, com motores preparados para atingir enormes velocidades, dado que costumam carecer de mais equilíbrio e, por causa disso, o adequado modelo é a suspensão fixa, que pode ser fixada na altura adequada para o modelo e o perfil de chão que seu automóvel confrontará.

Como é constituído a modificação enfim?

modificacao-suspensao-fixa Existem duas formas de fazer projetos de suspensão fixa:
Cortando, Aquecendo ou Retendo as Molas com Presilhas: Além de ilegal ( visto que não autorizam a regulamentação junto ao DETRAN), essa atividade é extremamente arriscada, pois alteram a forma das molas originais e acrescem o risco de acidentes por rompimento;
Empregando Molas Esportivas : Feitas particularmente para o padrão do carro por produtores de molas e amortecedores, equipa o agrupamento de suspensão acatando a legislação de trânsito, quer dizer, além de efetivo também evita sanções e apreensão do veículo, porque podem ser facilmente regularizados.

Suspensão reforçada

É um grupo de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos veículos off-road é habitual achar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A – um modelo de suspensão -, que são mais fortes e reforçadas para aguentar fortes impactos.

Diferença Entre Suspensão Preparada E Molas Cortadas

Ao comentar que possuímos um veículo com suspensão preparada, estamos dizendo que o automóvel é, em outras palavras, rebaixado.
Para as pessoas que gostam de carros baixos, o meio mais seguro e mais correto para alterar seu veículo é preferindo por suspensões, ou seja, o veículo irá trabalhar com sua altura alterada, entretanto o conforto e a segurança permanecem!
Muitas pessoas preferem por rebaixar seu carro cortando as molas da suspensão. Esse definitivamente não é o modo correto, visto que no momento em que você corta as molas, o veículo trabalha com a altura do amortecedor diminuída fazendo desta forma com que aquele amortecedor não absorva choque mas sim a mola, o transformando naquele famoso automóvel “Pula-Pula”.
No momento em que você conduz com a suspensão preparada, o conjunto mola e amortecedor já vem no tamanho correto com o objetivo de se adquirir o amortecimento, fazendo com que a suspensão trabalhe com mais conforto, absorvendo, de um modo mais aconchegante, os impactos adquiridos pelo conjunto de suspensão.
Por esse fundamento, na ocasião em que preferir por rebaixar seu veículo, pense em inicialmente fazer um trabalho que garanta sua segurança e seu aconchego e que não venha trazer subsequentes complicações para seu veículo.

A suspensão é igual para todos os automóveis?

suspensao-veiculos-igual Cada padrão de veículo tem um perfil de suspensão e, ao todo, podemos constatar 3 tipos: independente, semi-independente e totalmente dependente.

  • No tipo independente, cada roda recebe os impactos das falhas do chão sem transferir à outra do mesmo eixo;
  • No semi-independente, uma porção dos abalos é movido para a outra roda;
  • No modelo dependente, os processos de uma roda são encontrados nas outras rodas do eixo.

Dependendo do modelo do veículo, há a possibilidade de ter 2 modelos de suspensão: uma posterior e a outra dianteira.

Compreenda o conjunto de suspensão

Molas e amortecedores

Juntos, mola e amortecedores englobam a fundamental função de amortecimento no que se refere à oscilação do chão. Graças a sua mobilidade, a mola é o item mais eficiente para filtrar as falhas do chão. Já o amortecedor age em conjunto com a mola para aliviar as falhas da pista.
Por trabalharem em conjunto, geralmente ambos carecem de ser examinados quando o veículo chega aos 20.000 Km rodados e trocados aos quarenta mil km rodados, ou de acordo com a orientação de cada fornecedor.
Em certos casos, o veículo tem a capacidade de chegar a rodar até 50.000 Km sem a necessidade da substituição e com desempenho em ótimo estado. No entanto, com a má condição de grande parte das ruas brasileiras, quase a todo o momento cheias de buracos, e rodovias de terra ou de trechos ruins, é relevante que o motorista fique esperto.
Há a possibilidade de detectar problema nos amortecedores caso o automóvel manifeste oscilação na lataria em linha reta e com barulhos vindos da suspensão. Já nos amortecedores, os defeitos podem ocorrer antes mesmo que eles iniciem a acometer a estabilidade do veículo ou gerar ruído.
Por esse propósito, quando for fazer um alinhamento ou balanceamento, peça ao profissional para ele dar uma constatada se não há vazamento ou se as hastes estão sem impurezas.

Braço oscilante

braco-ocilante O braço oscilante similarmente é um dos segmentos da suspensão de carro e tem como propósito servir de apoio para a coluna de suspensão, que é articulável.
Caso o motorista sinta alguma irregularidade ao pegar a direção, seguida de qualquer ruído na suspensão, é capaz de ser que as buchas do braço oscilante encontrem-se gastas ou danificadas, sendo necessário substituí-las.

Pivô de suspensão

O pivô de suspensão age para o exato funcionamento do braço oscilante. Isto pois, sua finalidade é a de ajudar a coluna de suspensão em seu deslocamento, proporcionando o ângulo de oscilação do braço. Se estiverem gastos, causarão barulhos que podem prestar de alerta ao condutor.

Barra estabilizadora

Este componente é incumbido na estabilidade do veículo em altas velocidades, em retas e curvas. Além disso, a barra estabilizadora ocasiona a ligação entre as colunas de suspensão e é presa à lataria por buchas de ligação, e às colunas por intermédio de bieletas.
Estas são peças que evitam que o automóvel se apoie nas rodas ao fazer uma curva, ajudando a regular o equilíbrio da carroceria e, por consequência, evitando acidentes. Tal como os demais componentes, a ausência de equilíbrio e ruídos são capazes de anunciar um indício de mau funcionamento da barra estabilizadora.

Kits de suspensão – custo e conteúdo

Kit de suspensão comum

kit-suspensao-comum O kit, que geralmente é formado por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa, é capaz de alternar o valor conforme fabricante e distribuidora.
Em geral, o kit sai numa média de seiscentos reais, contudo é capaz de chegar a valer R$1000 conforme a distribuidora.

Kit de suspensão a rosca

O kit de suspensão a rosca traz os itens: 2 OU 4 AMORTECEDORES PREPARADOS (REMANUFATURADO), 4 MOLAS ESPECIAIS, 4 CONJUNTO DE REGULAGEM (ROSCADA/USINAGEM CNC), 1 PAR TELESCOPIO – (ENCURTADOS COM CUBOS E ROLAMENTO).
O preço do kit é capaz de oscilar em uma média de seiscentos e mil reais, variando de fabricante a fabricante e inclusive de modelo de carro.

Kit de suspensão a ar

A suspensão ar traz especialmente os seguintes utensílios: compressor, cilindro, relógios, bolsas.
Hoje em dia o valor de um kit de suspensão a ar ainda é bem caro, no entanto muito gratificante. Um kit completo custa de R$2500 a R$3500 Reais. Já um kit mais básico sem o compressor custa de R$1500 a R$2500. A particularidade é que sem o compressor o cilindro não se enche de ar sozinho, e sendo assim o condutor tem que enchê-lo com ar.

Quais são os contras da suspensão modificada?

Caso você pense em trocar a suspensão do seu carro, fique alerta às responsabilidades que você tem a necessidade de ter antes e durante a direção do automóvel.

Alteração nas molas

Antes de executar alguma transformação nas molas é primordial saber que os fabricantes usam softwares para o seu dimensionamento, visto que o cálculo abrange um abundante número de princípios tal como quantia de vínculos, diâmetro, comprimento, carga, grau de declive dos elos, tensão máxima de cisalhamento do material, entre outras.
Além destas variáveis, os engenheiros avaliam a geometria da suspensão a fim de descobrir as exigências a que essa mola vai estar subordinada e, por fim, são indicados os tratamentos térmicos que serão executados ao longo do processo construtivo.
Devido a isso, técnicos em suspensões não aconselham qualquer retrabalho (como é denominada a alteração) nas molas com o intuito de reduzir seu tamanho, seja o aparo de determinados vínculos, grampos ou até mesmo aquecimento. Este último cria um alívio de tensões no material e encurta a distância entre os vínculos, reduzindo o comprimento inteiro da mola.
Em um primeiro momento, esses retrabalhos parecem atender às expectativas dos consumidores, mas, no médio prazo, falhas despontam: amortecedores estourados, trincas na longarina, trincas no túnel e batentes dos amortecedores danificados irão ser os primeiros danos.
Caso queira alterar as molas, mais adequados são os kits de molas esportivas, distintas para cada modelo de veículo. Além de dimensionadas pelo fabricante, elas garantem a redução da altura com algum conforto e, principalmente, fornecem uma sobrevida aos demais componentes da suspensão de carro.

Deve-se não usar altas velocidades

alta-velocidade Todos sabemos que os automóveis originais de fábrica passam por testes diversificados de durabilidade e aproveitamento. Aparelhos especialmente desenvolvidos para esse intuito localizam possíveis erros de projeto e estabelecem os limites de fadiga de materiais e, apesar disto, e com toda esta estrutura, os defeitos surgem.
A condição fica mais delicada na ocasião em que o esquema original é alterado, por esse motivo é importante não usar altas velocidades. O estouro de um amortecedor ou rompimento de uma mola pode colocá-lo numa ocasião complicada se você estiver além de 100 km/h.
Existe uma responsabilidade muito grande entre quem adora realizar variações. A grande parcela sabe que tem veículos especiais e que este fato vale atenção duplicada com relação aos cuidados com manutenção preventiva. Dessa maneira, acabam sendo mais cuidadosos do que várias pessoas que mantêm seus carros como foram feitos.
Eles sabem que, no menor vestígio de oscilação ou barulho, deve-se parar o veículo e exercer uma análise detalhada das partes envolvidas na personalização.

Se for alterar, precisa legalizar!

Não basta demonstrar desejo, tomar conta do carro e conhecer a lei. Mudar o carro abrange uma burocracia. Veja logo abaixo como funciona o procedimento:

  1. Confira se a modificação que quer implementar no automóvel é permitida (resoluções 291 e 292 de 29/08/2008 do Contran)
  2. Solicite ao delegado do Detran autorização preliminar para alteração das propriedades originais do carro
  3. De posse dessa autorização preliminar somada a nota fiscal dos trabalhos realizados no carro, busque um posto de verificação autorizado pelo Inmetro com o intuito de fazer a verificação da atual suspensão
  4. Caso seu carro seja autorizado, você vai receber o Certificado de Segurança Veicular (CSV) enviado pelo Inmetro
  5. Para terminar, é preciso conduzir o CVS ao Detran a fim de documentar as variações e modificar o registro do veículo, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), contendo no campo de observações do cadastro a altura da nova suspensão, mensurada do solo ao farol do automóvel.

Entenda que, mesmo estando com a documentação validada, a grande parcela das empresas de seguro não cobre os sinistros de carros rebaixados. Mais um pretexto para “pegar leve”.
Cogita fazer outras mudanças no carro? É importante ler as resoluções de número 291 e 292 de 29/08/2008 que discorrem especificamente das alterações.

O QUE REITERA A LEI acerca da suspensão de carro?

lei-suspensao-carro Alterada em 2014, a resolução 479/2014 altera o artigo 6º da resolução 292/2008, que coibia o emprego de suspensões com ajuste de altura, muito graças aos caminhoneiros os quais rebaixavam as suspensões dianteiras do caminhão para ficarem com o estilo nomeado como “verdureiros”.
Com a atual resolução, o que ficou registrado foi que para os automóveis que possuírem alteração na suspensão, deve haver nota no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) avisando a vigente estatura do automóvel, medida do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo.
Também integram as ressalvas de que:

  • Os automóveis têm que ter peso bruto total de até três toneladas e meia;
  • A altura mínima de rodagem (medida do chão até o ponto mais baixo do chassi) deve ser de dez centímetros;
  • O conjunto de rodas e pneus não pode encostar em nenhuma pedaço da carroceria durante o esterçamento.

Mesmo com a variação do artigo 6º da lei, o artigo 8º da mesma lei permanece inalterado e impede:

  • Utilização de rodas ou pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do automóvel;
  • Prolongamento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
  • Alteração das características originais das molas do automóvel, inclusão, exclusão ou alteração de dispositivos da suspensão.

MOLAS ESPORTIVAS: Uma solução

Como abordado previamente nesse texto, mesmo que seja uma conduta habitual, rebaixar o veículo requer uma sucessão de responsabilidades para realizar a alteração respeitando a legislação e manter a segurança.
Levando em consideração os prós e perdas de cada uma das probabilidades de uso, as molas esportivas são as mais sugeridas, dado que possuem o menor valor entre as alternativas que podem ser legalizadas e têm fabricação com as propriedades próprias para o tipo do automóvel, o que garante segurança para você e seu carro.

Suspensões de carro a ar Castor

A Castor é uma especialista no que se refere a suspensões. A empresa fornece vários modelos de kits de acordo com a necessidade de instalação do seu carro.
Entre seus itens de suspensão a ar, somos capazes de encontrar:

  • Amortecedores, Bloco/Válvulas Solenóides
  • Bolsas de Ar
  • Compressores
  • Controladores
  • Filtro de Ar
  • Grife e Utensílios
  • Mangueira/Conexões
  • Manômetros
  • Ponta de Eixo
  • Proteção Elétrica
  • Reservatorio de Ar
  • Base de Cilindro
  • Alvará e Atualizações

Você pode entrar em contato com a Castor no endereço, por meio do telefone e whatsapp e/ou através site da loja.

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